Brasil sedia o Encontro Bienal da Rede de Organizações Cristãs contra o Tráfico de Seres Humanos (COATNET)

O encontro que acontecerá entre os dias 10 e 14 de Novembro vai reunir pessoas do mundo inteiro e terá diversos painéis com discussões acerca de três pontos prioritários: o tráfico da indústria marítima, o tráfico de exploração trabalhista e o tráfico em situações de conflito/crise. O principal objetivo do encontro é melhorar a capacidade dos membros da Rede no desenvolvimento de estratégias de incidência política.

Representantes de vários grupos religiosos e organizações que trabalham para erradicar o tráfico de pessoas na América Latina e no Caribe vão compartilhar as experiências vividas no enfrentamento ao tráfico, entre elas a Aliança Anglicana e o Exército da Salvação. A partir deste evento a COATNET pretende implantar um banco de dados para compartilhar projetos.

 

Programação

A Cáritas Brasileira junto à Cáritas Internacional autua na organização do evento que terá sua mesa de abertura nesta Sexta-feira, às 9h no Salão Imperial V, do Brasília Imperial Hotel. O momento terá transmissão ao vivo pelo Facebook @caritasbrasileira e pelo Instagram Cáritas Brasileira.

Entre as reflexões que acontecerão nos dias de encontro, destacam-se os painéis temáticos Tráfico de pessoas na América Latina e no Caribe – contexto, desafios e oportunidades de incidência; Incidência e desafios globais: Pacto Global sobre Migração, rotas seguras e legais para refugiados e migrantes.

Tráfico de Pessoas

O tráfico de seres humanos é um fenômeno mundial que viola os direitos humanos e precisa ser enfrentado e combatido por todos os países. Trata-se de uma forma moderna de escravidão. A maioria das vítimas é composta por mulheres, crianças e adolescentes que são aliciadas para exploração sexual ou mão-de-obra escrava. A globalização — o fluxo intensificado de pessoas, capital e informação — gera grandes oportunidades no desenvolvimento internacional, mas também cria riscos e abre espaço para o crime organizado transnacional. O tráfico humano ocorre tanto no ambiente interno dos países quanto no âmbito internacional.

 No Brasil o tráfico de seres humanos se encontra como a terceira maior fonte de renda gerada pelo crime organizado, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas.

Sobre a COATNET

A Rede de Organizações Cristãs contra o Tráfico de Seres Humanos (COATNET) é constituída por diversas organizações católicas, protestantes e ortodoxas, além de congregações religiosas

Os membros compartilham um compromisso conjunto de trabalharem juntos para combater o tráfico de pessoas e ajudar as que são ou foram traficadas. As iniciativas da Rede Contra o Tráfico de Seres Humanos estão fundamentadas em valores e princípios cristãos compartilhados, como a inviolabilidade da dignidade humana, a solidariedade com os pobres e a não-violência.

Sobre a Cáritas Brasileira

A Cáritas Brasileira é uma das 164 organizações membro da Rede Cáritas Internacional. Com 60 anos de história no país, a Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que atua como uma rede solidária com mais de 15 mil agentes espalhados por todo o território nacional. Os agentes Cáritas são em sua maioria voluntários e voluntárias que atuam em áreas como migração e refúgio, risco e emergências, infância e juventudes, economia solidária, comunidades tradicionais, mulheres e convivência com os biomas.

 

SERVIÇO

 

Salão Imperial V do Brasília Imperial Hotel

Setor Hoteleiro Sul - Quadra 3 - Bloco H - Brasília – DF

Mais informações sobre a programação completa

Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira Jucelene Rocha

(11)98694-1616 | (61) 3322-0166 comunicaçãEsta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. www.caritas.org.br

 

Nuestro Twitter